Home Sem categoria Keepdry solução natural para o controle de insetos

Keepdry solução natural para o controle de insetos

por admin

 

  1. Introdução

Keepdry é uma formulação de pós inertes desenvolvida unicamente para o controle de insetos de sementes, grãos, rações, farinhas, produtos alimentícios e para o tratamento das estruturas de armazenamento, processamento e estocagem destes produtos. Keepdry é um produto natural, atóxico, formulado e destinado para o controle das principais pragas (besouros, carunchos, traças e ácaros) que infestam produtos armazenados. A sua forma de ação é através da absorção da camada de cera que protege o corpo dos insetos. O inseto morre por desidratação em horas ou dias após o contato com Keepdry.

Keepdry é um tratamento altamente efetivo e duradouro que pode ser aplicado, via polvilhamento ou pulverização, no produto e nas estruturas armazenadoras. Recomenda-se uma limpeza completa da massa de grãos e das estruturas antes da sua aplicação.

Muitas são as vantagens do Keepdry sobre os tratamentos convencionais: o custo é equivalente ou menor, exerce um controle bem mais prolongado, não tem carência, não desenvolve a resistência dos insetos, não é tóxico, não deixa resíduos nos alimentos e não provoca contaminação ambiental.

Besouros:

  • Rhizopertha dominica (besouro-dos-cereais)
  • Cryptolestes spp.
  • (besourinho de diversos grãos)
  • Tribolium spp.   (besouro das farinhas, milho, trigo e arroz)
  • Oryzaephilus surinamensis
  • (besouro do arroz, milho, trigo e de
  • outros produtos).
  • Trogoderma granarium (besouro do arroz e de outros grãos).

Carunchos:

  • Complexo Sitophilus spp. (gorgulho dos cereais: milho, trigo, cevada, aveia, arroz e de outros produtos).
  • Acanthoscelides obtectus caruncho do feijão)
  • Lasioderma serricorne (caruncho do fumo).
  • Araecerus fasciculatus (caruncho das tulhas).

Traças:

  • Plodia interpunctella
  • (traça dos cereais).
  • Sitotroga cerealella (traça dos cereais).

Ácaros:

  • Acarus spp. (ácaros dos grãos e farinhas)
  1. Tratamento das Estruturas

 

     Objetivo: criar um filme de pó inerte que retenha suas propriedades inseticidas por um longo período nas superfícies internas e externas das unidades armazenadoras. É recomendado, principalmente, em armazéns graneleiros de qualquer tipo devido à facilidade e velocidade da operação e penetração do produto em frestas, trincas e/ou rachaduras que servem de esconderijo para os insetos.

 

2.1. Via Polvilhamento (na forma de pó)

  1. a) Dosagem: 6 – 8 g/m2 (Ver Tabela 1)

  2. b) Equipamento: Pode ser aplicado via ar comprimido, polvilhadeira ou através do sistema de aeração jogando o produto diretamente na entrada dos ventiladores. Aumentando a pressão do compressor e/ou a vazão do ar aumenta a distância de distribuição (horizontal e vertical) do Keepdry.

  3. c) Operação: A superfície dos silos, dos armazéns graneleiros e as paredes das indústrias são tratadas de cima para baixo, aplicando o produto em movimentos circulares. Alguns pontos do silo, e/ou do graneleiro, dependendo do formato não precisam ser tratados, pois receberão uma quantidade suficiente de Keepdry quando o mesmo assentar.

  4. d) Segurança: Apesar do Keepdry ser uma formulação de pós inertes não tóxicos, respirar excesso de poeira não é recomendado. Portanto, quando aplicar o produto utilize máscara apropriada e óculos de segurança. Exposição prolongada ao produto pode causar ressecamento da pele, recomendando-se o uso de um creme umectante como prevenção.

2.2. Via pulverização (na forma de calda ou suspensão)

  1. a) Dosagem: 62,5 g de Keepdry litro de água. Como regra geral 1 litro da calda deve cobrir 10 metros quadrados de superfície (6-8 g/m2 base seca) (Tabela 1).

  2. b) Equipamento: A seleção da bomba (sistema de diafragma) é importante para evitar problemas de entupimento e desgaste por abrasão. A capacidade da bomba deve permitir pressão de 280 a 300 lbs/p2 (19,0 a 21,0 kg/cm2) e volume de 80 litros/minuto. Um filtro deve ser colocado entre o tanque e a bomba com tela de 1 mm de abertura. O ideal seria dois filtros em linha, primeiro um de 1 mm e outro de 0,5 mm de abertura. A pistola para aplicação da calda é conectada à bomba via mangueira de nylon para alta pressão. O bico deve ser cone ou leque.

  3. c) Operação: O tanque deve ser cheio com água até a metade e a bomba acionada. Com a bomba em operação, 25 kg do produto (1 saco de Keepdry) deve ser misturado a 400 litros de água para dar uma concentração de 62,5 g/l de calda. A calda deve ser aplicada como uma névoa bem fina.

Um graneleiro de 15000 toneladas de capacidade deve usar aproximadamente 800 litros de calda para o seu tratamento interno e deve levar 3,0 horas para a aplicação.

O tratamento deve começar pela passarela, teto, paredes e, finalmente, o assoalho.
Havendo necessidade, adaptar um cabo longo à pistola para alcançar distâncias maiores. Ajustar o jato conforme a distância. Um jato largo para aplicações nas superfícies planas (paredes e assoalhos) e um jato mais fino para o restante da estrutura.
O excesso da calda pode ser despejado no solo e o equipamento bem enxaguado com água.

  1. d) Segurança: Neste tipo de aplicação não existem medidas especiais de segurança.

Tabela 1. Quantidade de Keepdry requerido para tratamento estrutural de silos, armazéns graneleiros e indústrias, via polvilhamento e via pulverização.

 

 

  1. Tratamento da Semente, Grão ou Subproduto

 

     Objetivo: auxiliar na fumigação e erradicar infestações internas e na superfície da massa de grãos, dando uma proteção definitiva e prolongada de pelo menos 1 ano ou mais. Criar uma barreira física contra insetos que têm apresentado problemas de resistência aos organofosforados e, principalmente, devido às exigências do mercado em relação à ausência de resíduos de pesticidas nos produtos.

3.1 Via Polvilhamento (na forma de pó)

  1. a) Dosagem: Para aplicação somente na superfície da massa de grãos deve ser de 100 g/m2 (Ver Tabela 2). Para aplicação diretamente no grão ou semente, utilizar a polvilhadeira fornecida por nossa Empresa.

  2. b) Equipamento: compressor móvel com mangueira longa e pistola adaptada para alcançar toda superfície da massa de grãos ou polvilhadeira costal. Polvilhadeira da Keepdry para tratamento na correia de toda a massa do produto.

  3. c) Operação: Para grandes volumes de sementes ou grãos, o Keepdry deve ser aplicado na linha, isto é, à medida que o grão é recebido, secado, movimentado ou transportado. Durante as operações de carregamento dos silos ou dos armazéns graneleiros e nas transilagens, os pontos mais apropriados para tratamento são:
  • As moegas (para produto limpo e seco),
  • Correias transportadoras, Elevadores de canecas;
  • Chupins (para pequenas quantidades).

No caso de sementes e grãos ensacados ou a granel transportados em vagões de trens, containeres, caminhões graneleiros e porões de navio, Keepdry terá a máxima eficiência quando a umidade relativa do compartimento de carga for abaixo de 70%.

3.2. Via Pulverização (na forma de calda ou suspensão)

  1. a) Dosagem: Keepdry pode ser aplicado como calda (suspensão) na correia transportadora, no pé do elevador, na moega (produto seco), radler ou através do uso de um chupim (rosca sem fim). Decida sobre o tipo de aplicação que é mais conveniente para você, observando a Tabela 1 para dosagem.

  2. b) Equipamento: Usar o mesmo equipamento (tanque, bomba, mangueiras, bicos, tombadores) utilizado nos tratamentos químicos. Observar as instruções dadas no item 2.2 para tratamento via pulverização, das estruturas.

  3. c) Operação: Encher o tanque do pulverizador até a metade e acionar a bomba. Com a bomba em operação adicionar 185g de Keepdry por litro de água. Se o tanque tiver capacidade para 400 litros adicionar 75 kg da formulação do pó inerte (3 sacos de Keepdry). Proceder normalmente no tratamento da semente ou grão.

  4. d) Segurança: Não são requeridas medidas especiais de segurança.

                                                                                 

Rhizopertha                               Acanthoscelides                            Tripobium casteneum                            Sitophilus oryzae

 

Figura 1. Principais besouros e carunchos presentes em produtos armazenados.


Tabela 2. Dose para aplicação de Keepdry como pó ou como calda, baseando-se no tipo de grão ou semente.

 

 

Observações:

  • A dose da aplicação pode ser ajustada conforme o tipo; condições da estrutura de armazenamento e principalmente do grão armazenado.
  • Para Rhizopertha dominica (besouro dos cereais) utilizar somente aplicações em pó.
  • Para polvilhamento se a semente ou grão tiver um teor de umidade de 13,0% ou menos reduzir a dose de Keepdry em 20,0%.
  • Para pulverização observar a concentração da calda que deve ser de 185g de Keepdry por litro de água.

 

  1. Recomendações Antes do Tratamento

 

  1. Limpar bem o produto antes do armazenamento, removendo impurezas, grãos quebrados e matérias estranhas.
  2. Amostrar os insetos presentes nas sementes ou grãos através das armadilhas tipo calador (preferencialmente), via sonda ou peneira-mento de amostras.
  3. Identificar os insetos amostrados (muito importante). Todos os responsáveis pelo controle de insetos devem saber identificar as principais pragas de produtos armazenados.
  4. Escolher a melhor opção de controle: pó ou calda conforme o objetivo do tratamento e do tipo de semente ou grão.
  5. Para Rhizopertha dominica (besouro dos cereais) utilizar somente aplicações em pó.
  6. Durante a aplicação de Keepdry via polvilhamento, utilizar máscara e óculos de proteção comuns para pós em geral.
  7. Quanto mais limpa estiver a estrutura de armazenamento (remoção de resíduos) melhor será a penetração do produto e o controle de insetos localizados em frestas e trincas da estrutura.
  8. Evitar infiltrações e goteiras no silo ou armazém graneleiro.

 

  1. Forma de Tratar Graneleiros e Silos.

 

As figuras 3 e 4 mostram a forma de usar Keepdry no tratamento das estruturas. Em armazéns graneleiros e silos verticais recomenda-se o “envelopamento” da massa de grãos e a criação de uma camada de Keepdry que impedirá a entrada de insetos via a parte superior da cobertura e a parte inferior (túnel e ductos de aeração) na massa de grãos. A proteção fornecida pelo Keepdry é total e enquanto o produto estiver armazenado não irão ocorrer as infestações.

 

 

Figura 3. Secção transversal e longitudinal de um armazém graneleiro de fundo “V” mostrando os locais onde o Keepdry deve ser aplicado. O mesmo princípio aplica-se aos armazéns graneleiros de fundo chato.

 

 

Figura 4. Silo vertical de concreto apresentando as células e entre células com locais recomendados para tratamento com o Keepdry o mesmo princípio aplica-se aos silos metálicos e de alvenaria.

  1. Vantagens

Keepdry apresenta muitas vantagens em relação aos tratamentos convencionais:

  1. Não é tóxico ao operador;
  2. Rápido, fácil de usar e de baixo custo;
  3. Ausência total de resíduos tóxicos nos alimentos;
  4. Não necessita de equipamentos especiais ou caros para sua aplicação;
  5. Tem efeito sobre a maioria dos insetos danosos às sementes, grãos, rações, canjicas e farinhas diversas;
  6. Total eficiência contra as espécies de insetos resistentes aos inseticidas químicos;
  7. Não é preciso selar ou vedar as estruturas de armazenamento. Isto significa que não é necessária a lona de expurgo;
  8. Equalizador da umidade dentro da massa de grãos;
  9. Interrompe o ciclo de vida dos insetos adultos e larvas não ocorrendo novas infestações;
  10. Uma única aplicação é suficiente para uma proteção quase que indefinida.
  11. Não é fito tóxico para sementes;

Keepdry solução natural para o controle de insetos em sementes, farinhas, rações e produtos alimentícios sem o risco de resíduos contaminastes nos alimentos e no meio ambiente. Não é um pesticida, portando não é tóxico para o homem e animais domésticos.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR